Descrição: O Laudo de Vistoria Cautelar de Vizinhança é um documento técnico que registra o estado de conservação de imóveis vizinhos a uma obra antes do início de sua execução. O objetivo principal é proteger todas as partes envolvidas, prevenindo litígios por possíveis danos atribuídos incorretamente às atividades da construção.
Toda vez que for necessário resguardar interesses às propriedades vizinhas à obra (ou ao logradouro público) a ser executada, seja em virtude do tipo das fundações a executar, das escavações, aterros, sistemas de escoramento e estabilização, rebaixamento do lençol d’água, serviços provisórios ou definitivos a realizar, deve ser feita por profissional especializado e habilitado uma vistoria de vizinhança.
Há o registro fotográfico de todas as paredes, forro e piso de todos os ambientes dos imóveis listados no raio de abrangência da obra, como também dos sistemas públicos adjacentes ao empreendimento, dando ênfase quando for observada alguma falha e/ou anomalia. Neste caso, cabe uma foto ampla para posicionar o local afetado e fotos ampliadas da manifestação patológica observada.
Pré-requisitos:
Também consiste no levantamento de dados necessários para definirmos as características da vistoria cautelar de vizinhança. Bem como: tipo de fundação a ser executada, se há ou não necessidade de rebaixamento do lençol d’água, se há ou não subsolos, contenções e necessidade de atirantamentos, e do sistema estrutural a ser empregado no edifício, demolições etc.
Principais Normas:
ABNT NBR 12.722 – Discriminação de serviços para a construção de edifícios.
Público alvo: Empreiteiras, construtoras, proprietários de imóveis próximos à obras vizinhas.