Descrição: O Laudo de Carga é um documento técnico que avalia a capacidade de suportar cargas em estruturas existentes, como lajes, vigas, pilares, fundações e elementos não estruturais, garantindo sua segurança e funcionalidade. Esse serviço é essencial para edificações onde haverá instalação de novos equipamentos, alterações no uso do espaço ou aumento de cargas permanentes ou acidentais. O laudo detalha a compatibilidade entre a carga aplicada e a resistência da estrutura, apresentando soluções técnicas para possíveis adequações.
O objetivo é a realização de cálculo estrutural, a fim de certificar que a estrutura da edificação tem sua capacidade resistente superior as cargas a serem impostas.
Pré-requisitos:
Para isso, é necessário analisar a estrutura do local, no que tange à laje que será apoiada as cargas, as vigas que apoiam esta laje e os pilares que apoiam aquelas vigas. Então, é estudado a capacidade resistente desse material, utilizando equipamentos específicos, tais como Esclerômetro e Pacômetro.
Com os dados obtidos na análise estrutural, são calculados os esforços resistentes da estrutura. Do outro lado, são calculadas as cargas solicitantes. Com isso, obteve-se a comparação entre os dados. Para que a carga seja acrescida sem nenhum tipo de reforço estrutural, os esforços resistentes devem ser maiores que as cargas solicitantes.
O laudo, portanto, tem como objetivo discorrer o que foi calculado. E a emissão da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) aprovando e atestando o acréscimo de cargas.
Principais normas:
NBR 16.280: Reforma em Edificações.
NBR 6120: Cargas para o cálculo de estruturas de edificações.
NBR 6118: Projeto de estruturas de concreto.
NBR 7584: Concreto endurecido — Avaliação da dureza superficial pelo esclerômetro de reflexão — Método de ensaio.
Público alvo: empresas de piscinas, empresas que vendem SPA’s, ofurôs, banheiras etc., proprietários de apartamentos, condomínios, síndicos.